Olá! Sou o Dr. Alberto Nélio Bandeira Barros, natural de Sítio Novo-MA e filho do pecuarista Dilzo de Oliveira Barros e da professora Lenir Bandeira Barros.
O sonho de me tornar médico veio de uma história que minha mãe sempre me contava quando criança. Ela dizia que, quando estava gestante de mim, houve um problema no parto e o risco de aborto era alto, e então dois médicos cuidaram dela e garantiram a minha sobrevivência: Frei Alberto, um médico famoso da região, e o Dr Nélio. Dessa forma, esse sonho se tornou realidade quando, em 2004, eu me graduei em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Durante minha trajetória, conheci o Dr. Allan Herbert Fonseca – um grande amigo, que sempre foi para mim motivo de admiração, além de incentivador e apoiador, tornando-se um dos responsáveis pela minha escolha de transformar vidas.
Trabalhar com Cirurgia Bariátrica foi uma vontade que senti de poder proporcionar um caminho de emagrecimento, qualidade de vida e vida longeva aos pacientes que buscam por meu atendimento, sempre oferecendo um serviço médico humanizado e de excelência.
Hoje, depois de mais de 13 anos trabalhando nessa área com grande satisfação e reconhecimento, e tendo transformado mais de 2.000 vidas, tenho muito orgulho da escolha que fiz e agradeço a Deus por ser Seu instrumento na vida dos meus pacientes.
A Cirurgia Bariátrica é indicada para os casos de obesidade. Trata-se de um procedimento seguro, realizado por videolaparoscopia, no qual é feita a redução do estômago, o que altera a sua capacidade e afeta também a produção do hormônio da saciedade, diminuindo a vontade de comer.
A argonioterapia é indicada para pacientes que, por algum motivo, apresentam reganho de peso após 2 anos de Cirurgia Bariátrica. É feita uma nova limitação do volume gástrico, favorecendo uma baixa ingestão alimentar e, por consequência, uma perda de peso mais acelerada. Trata-se de uma intervenção simples através da Endoscopia Digestiva Alta, sem necessidade de internação.
Técnica endoscópica em que uma prótese de silicone preenchida com soro fisiológico é inserida dentro do estômago do paciente, ocupando o espaço do alimento, o que permite que ele siga uma dieta mais restrita e perca cerca de 20% do excesso de peso. A indicação clínica desse procedimento é avaliada pelo IMC, que está entre 27 e 35, ou como técnica de emagrecimento prévio para que se possa realizar a Cirurgia Bariátrica (em casos de superobesidade).